Orfanatos

Projeto Social em Orfanatos

             Quando decidi escrever sobre meu projeto, a primeira pergunta que me veio à mente foi: de onde vem essa minha imensa vontade de ajudar o próximo?

         E os meus pensamentos me levaram para longe. Voltei à minha infância, na cidade de Piracicaba, onde nasci.

            Lá, muito pequena, eu já recebia muitos estímulos no sentido de me preocupar com quem precisasse de ajuda, pois cresci ao lado de um convento.

             Acredito que essa sede de solidariedade que existe dentro do meu coração nasceu ali. E se mantém viva até hoje.

          Hoje, eu não tenho dúvidas que a convivência com as freiras e minhas participações nas missas e na pastoral da criança não apenas me estimularam, mas também me fizeram enxergar o próximo de uma forma diferente.

               Hoje, só me sinto realizada quando percebo que posso ajudá-los de alguma forma.  

            Naquela época, por várias vezes, pensei em me tornar uma freira também, pois ansiava em fazer caridade. Eu achava lindo ver aquelas mulheres “religiosas” unidas em prol do seu próximo. Cheguei a fazer alguns retiros espirituais.

          Mas com o passar do tempo, algo dentro de mim foi me mostrando que eu era capaz de praticar caridade mesmo fora do convento. Então, decidi ser catequista e desenvolver um projeto com as minhas “crianças”. A cada três meses, visitávamos orfanatos e asilos.

            E até hoje, eu não sei quais olhos brilhavam mais: daqueles que recebiam nossas visitas ou os nossos, pois voltávamos para casa mais leves e felizes, com o coração em paz e uma sensação maravilhosa de gratidão.

          Gratidão não apenas por poder levar alegria e amor a quem precisava, mas pela oportunidade de sermos gratos por tudo que conquistamos e por como a vida foi generosa com a gente ao nos proporcionar uma família e um lar.

           Após me formar atriz, criei um projeto para contar histórias infantis em orfanatos. Mas meus compromissos profissionais não permitiam que eu tivesse tempo disponível para colocá-lo em prática.

             Mas essa vontade latejava dentro do meu coração.

       Então, decidi retomar esse projeto. E numa dimensão muito maior do que apenas contar histórias.

             Eu quero fazer parte do futuro dessas crianças e do nosso país.

          Quero tocar no coração de cada uma delas e incentivá-las a ter um projeto de vida. Pois eu tenho certeza que, assim como eu, elas também têm muitos sonhos e só precisam de alguém que as motive a acreditar no potencial delas.

         E eu tenho certeza que eu posso ajudá-las a dominar seus medos e inseguranças. E a perceberem que não é o passado delas que vai definir quem elas serão, mas sim as escolhas que elas fizerem.

         Sei que minha vida não terá sentido algum se eu não colocar em prática esse meu Projeto Social.

          Tanto que, muitas vezes me pego pensando: “se eu consigo tocar o coração dos adultos que são resistentes a mudanças, tocar o coração das crianças será muito mais fácil e gratificante, mesmo apesar delas carregarem na alma a dor do abandono”.

         Portanto, pensando na minha missão de vida e na condição que elas carregam emocionalmente, eis o que pretendo com esse projeto:

  • devolver a elas autoestima e segurança: podemos desenvolver isso através de exercícios corporais, pois é importantíssimo que elas mudem a fisiologia do corpo.
  • fazer com que visualizem e criem um quadro/pasta dos sonhos. Baseado no livro o Segredo e o Poder da Atração.
  • ajudá-las no equilíbrio mental e emocional, através de exercícios de respiração e explicando tudo que de ruim acontece com nosso organismo quando somos movidos pela raiva e rancor.
  • montar uma minibiblioteca com livros de Autoajuda, Inteligência Emocional, Linguagem do Corpo e a Lei da Atração. Para que elas encontrem apoio nos livros e pratiquem a leitura, pois eu acredito que a maioria dos orfanatos ainda não possui computadores.

          Todo o meu trabalho tem como princípio os meus valores: ética, honestidade, solidariedade e respeito ao próximo.

         E é através dele, que quero devolver para o Universo o resultado de toda essa minha busca, durante esta última década de estudos sobre o assunto.

           Além da formação de Atriz e Jornalista, há 10 anos venho investindo em Autoconhecimento.

           Por isso, sei que posso fazer a diferença na vida dessas crianças.

Currículo

 

            A seguir, alguns dos cursos que fazem parte desse meu Universo.

          Os temas são sobre: Liderança, Meditação, Persuasão, Diferenciais de Vida, Foco, Missão, entre outros.

Cursos de Autoconhecimento

Cursos no Brasil

  • Arita Leader Training – Imersão para o Autodesenvolvimento
  • Lótus Leader Training – Inteligência Emocional
  • Lótus Leader training II – Gaivota (inspirado no livro Fernão Capelo Gaivota)
  • Lótus III – Liberdade Financeira
  • Reiki Nível I e II – Simone de Azevedo
  • 100 graus Ebulição Instantânea
  • Pura Eco – Energize Sua Vida – Imersão de 3 dias sobre alimentação, meditação e atividade física
  • SBCoaching – Personal & Professional Coaching
  • SBCoaching – Executive and Business Coaching
  • Being Limitless – One World Academy – Princípio da Verdade Interior, Meditação sobre a Verdade Interior, Meditação sobre Conexão Espiritual, Prática da Meditação Soul Sync – Sincronização da Alma.
  • Field of Abundance – One World Academy – Uma jornada espiritual, com uma abordagem baseada na Consciência para os difíceis desafios da vida. Você se eleva ao poder da Consciência a partir do qual você conquista todo e qualquer desafio e manifesta abundância em todos os aspectos da vida.

Cursos no Exterior

  • Psicologia Positiva, Coaching e PNL – dentro do cronograma do “UPW – Desperte o seu Poder” – Califórnia – com Anthony Robbins
  • Encontro com o seu Destino – Flórida – com Anthony Robbins
  • Business Mastery – Las Vegas – com Anthony Robbins
  • Field of Transformation – One Word Academy – India

“Não é o mais forte da espécie que sobrevive nem o mais inteligente, mas os que melhor se adaptam às mudanças.” Charles Darwin